5.5. Vetores da Deslocação

Pode-se descrever uma deslocação utilizando-se dois vetores. A direção da linha de deslocação, num ponto qualquer, é descrita pelo vetor unitário t (modulo igual a um espaçamento da rede), que é paralelo à linha, e deve ser contínuo ao longo do circuito de deslocação, isto é, deve ter sentidos opostos em lados opostos do circuito. Veja a animação na Figura 5.f. É arbitrária a fixação do sentido do citado vetor (sentido horário ou anti-horário), do que resulta ambigüidade no sinal da deslocação (positiva ou negativa). O segundo vetor é o vetor translação b (mais comumente chamado vetor de Burgers), que indica como e em que direção a rede, acima do plano de escorregamento, foi desviada em relação à rede abaixo do plano de escorregamento.
Note que o vetor de Burgers é exatamente o mesmo em qualquer ponto do circuito, enquanto que o vetor t muda continuamente de direção. O vetor de Burgers de qualquer deslocação pode ser determinado, usando-se o fato de que uma série de vetores da rede, que formem um circuito fechado numa rede perfeita, não formará um circuito fechado se envolver uma deslocação. Então, o vetor necessário para fechar o circuito em torno da deslocação é o vetor de Burgers da deslocação. Na animação da Figura 5.f (clique em perspectiva 1, 2 e 3), são visualizados dois desses circuitos de Burgers, em volta da mesma deslocação, mas aqui cada circuito tem que ser completado por um vetor, b, de Burgers, da deslocação.
Resumindo, um segmento de deslocação é em aresta, quando b é perpendicular a t, e um segmento de deslocação é em hélice, quando b é paralelo a t. Quando o ângulo formado entre b e t estiver entre e , a deslocação é mista.

Figura 5.f – Animação, em perspectiva (3D), de dois circuitos de Burgers desenhados em torno de uma deslocação em aresta e outra em hélice. Aparecem o vetor unitário da linha de deslocação (vetor t, em verde na animação) e o vetor de Burgers b (em lilás na animação). Cada circuito é de 5 X 5 e fechar-se-ia numa rede perfeita, mas aqui cada circuito tem que ser completado por um vetor, b, de Burgers, da deslocação.