7.12. Definições

Carga: uma segunda fase adicionada a um polímero para aumentar sua resistência mecânica.

Cavidade de corrosão: cavidade produzida na superfície de um cristal por um ataque químico; tem forma geométrica e é limitada por planos cristalográficos.

Contorno de grão: região de fronteira entre dois grãos.

Crescimento do grão: aumento no tamanho dos grãos em um material policristalino.

Dendrita: o esqueleto cristalográfico de um grão, formado pelo primeiro sólido (usualmente na forma de placas ou “raizes” ) que se cristaliza ao se resfriar um líquido.

Esferulita: um grão de um polímero cristalino dentro do qual as orientações das cadeias moleculares variam de modo a dar à estrutura molecular do grão numa simetria aproximadamente esférica.

Fase: volume contínuo do material com mesma composição química e estrutura cristalina.

Grão: região monocristalina e delimitada num agregado policristalino.

Grãos colunares: Grãos finos e longos que usualmente crescem de modo preferencial na direção do máximo gradiente de temperatura.

Homogenização: Eliminação dos gradientes de concentração em cada fase, usualmente através de um tratamento térmico em temperatura elevada.

Inclusão: uma fase no interior de outra; impureza em um sólido.

Maclas de recozimento: maclas produzidas durante a recristalização e crescimento de grão; se for produzida durante a recristalização, podem ser denominadas maclas de crescimento.

Materiais compósitos: Materiais polifásicos resultante da mistura intencional de materiais distintos, um funcionando com matriz e outro como fase dispersa. A matriz pode ser polimérica e a fase dispersa podem ser fibras de vidro ou de carbono, por exemplo.

Moldagem: conformação de um polímero em pó para uma massa sólida pela aplicação de pressão e calor.

Orientação preferencial: alinhamento preferencial de cristais ou cadeias moleculares, produzindo uma orientação semelhante em todas as partes do sólido.

Pega: união de partículas por uma fase aglomerante produzida por reação química a temperatura ambiente.

Processamento: mudança intencional da forma do material por meios térmicos e/ou mecânicos com alteração na estrutura cristalina e na distribuição de fases.

Queima (Cerâmica): aquecimento de um material cerâmico a uma temperatura elevada para consolidá-lo e torná-lo rígido, usualmente pela formação de uma. fase matriz vítrea. A consolidação ocorre pela sinterização do material.

Recozimento (Metais): aquecimento de um material metálico para torná-lo mais macio.

Recristalização (Metais) : a nucleação de grãos novos e sem deformações, em uma matriz cristalina deformada.

Recuperação (Metais): a primeira etapa na eliminação dos efeitos de deformação, através de um tratamento térmico; precede a recristalização.

Sinterização (Cerâmicas e Metais): união de partículas de pó cerâmico ou metálico em temperaturas elevadas com ou sem a formação de uma fase líquida. As partículas encontram-se em estado visco-elástico ou visco-plástico e formam-se pontos de ligação (“pescoços”) entre elas.

Trabalho a frio: deformação realizada abaixo da temperatura em que a recristalização ocorre.

Trabalho a quente: deformação realizada acima da temperatura em que a recristalização ocorre.

Transformação de fases: mudança da estrutura cristalina de um material devido à alteração de uma ou mais variáveis de Estado (temperatura, pressão, volume).