5.11. Definições

Átomo de impureza intersticial: Uma imperfeição pontual na qual um átomo B entra num interstício de uma matriz constituída somente de átomos A.
Átomo de impureza substitucional: Uma imperfeição pontual na qual um átomo B ocupa uma posição que deveria ser ocupada por um átomo A numa matriz de átomos A.
Circuito de Burgers: Uma seqüência de vetores unitários de translação da rede, conectados de modo que formem um circuito fechado numa rede perfeita, ou aberto quando em torno de uma deslocação. O vetor necessário para fechar o circuito em torno de uma deslocação é o vetor de Burgers da deslocação.
Contorno de grão: Imperfeição superficial que separa cristais de mesma estrutura cristalina, mas de diferentes orientações, num agregado policristalino.
Contorno de macla: Imperfeição superficial que separa duas regiões de um cristal, que são imagens especulares uma da outra em relação ao plano do contorno.
Contorno de pequeno ângulo: Imperfeição superficial que separa duas regiões de orientação diferente num cristal, sendo pequeno o ângulo de desorientação (poucos graus).
Contorno inclinado: Contorno de pequeno ângulo, em que a desorientação é devida a uma rotação em torno de um eixo que passa pelo contorno.
Contorno torcido: Contorno de pequeno ângulo, em que a desorientação é devida a uma rotação em torno de um eixo normal ao contorno.
Defeito de empilhamento: Imperfeição superficial que resulta do empilhamento de um plano atômico sobre outro, fora de uma seqüência característica.
Deslocação: Imperfeição linear que pode ser visualizada como a fronteira entre uma região onde ocorreu escorregamento, e outra região, na qual não houve escorregamento. A deslocação é chamada de aresta, quando o vetor de Burgers é perpendicular ao vetor deslocação, e é chamada de hélice, quando o vetor de Burgers é paralelo ao vetor deslocação.
Deslocação parcial: Uma deslocação cujo vetor de Burgers não é um vetor translação de rede.
Escalada: Movimento de uma deslocação ao longo de uma superfície interna qualquer, diferente de um de seus planos de escorregamento.
Escorregamento: Movimento de uma parte de um cristal em relação a outra devido ao movimento de uma ou várias deslocações.
Imperfeição Frenkel: Imperfeição pontual em que uma lacuna catiônica está associada a um cátion intersticial num cristal iônico.
Imperfeição Schottky: Imperfeição pontual em que uma lacuna catiônica está associada a uma lacuna aniônica num cristal iônico.
Intersticial: Imperfeição pontual em que um átomo da mesma espécie dos da matriz ocupa um interstício entre átomos da matriz.
Plano de escorregamento: Qualquer plano cristalográfico que contém o vetor de Burgers e o vetor deslocação.
Vetor de Burgers: Mede a translação entre os dois lados de uma superfície interna quando uma deslocação se move ao longo de uma destas superfícies; é uma propriedade da deslocação.
Vetor deslocação: Vetor de módulo unitário que é paralelo à linha de deslocação, em qualquer ponto dela.