O método mais conhecido para se determinar a tensão superficial  é o da subida capilar como mostra a Figura 12.f. Um líquido molha a parede do capilar se o menisco está com a concavidade para cima, como é o caso da água. Se o líquido não molha, o menisco fica com a concavidade voltada para baixo (caso do mercúrio). Sobre molhabilidade, veja o próximo Tópico, 12.7.
 é o da subida capilar como mostra a Figura 12.f. Um líquido molha a parede do capilar se o menisco está com a concavidade para cima, como é o caso da água. Se o líquido não molha, o menisco fica com a concavidade voltada para baixo (caso do mercúrio). Sobre molhabilidade, veja o próximo Tópico, 12.7.
A tensão superficial  age em toda a circunferência do tubo com uma componente vertical
 age em toda a circunferência do tubo com uma componente vertical  , sendo
, sendo  o ângulo de contato entre o líquido e a parede. Numa situação de equilíbrio, teremos
 o ângulo de contato entre o líquido e a parede. Numa situação de equilíbrio, teremos
 [12.2]
 [12.2]
ou
 [12.3]
 [12.3]
Onde  é a densidade do líquido, g é a aceleração gravitacional e h é a altura da coluna. Para líquidos que molham a parede do capilar,
 é a densidade do líquido, g é a aceleração gravitacional e h é a altura da coluna. Para líquidos que molham a parede do capilar,  é pequeno e
 é pequeno e  , então
, então
 [12.4]
[12.4]
Assim, a tensão superficial pode ser determinada diretamente medindo-se a altura da subida capilar. A tabela 12.2 fornece valores de  para alguns líquidos metálicos e inorgânicos.
 para alguns líquidos metálicos e inorgânicos.
Tabela 12.2-Energia de superfície de líquidos metálicos e inorgânicos  (Valores em Joules(J)/ )
)
 
 
Figura 12.f – Tensão Superficial.