9.4.Invariantes no Resfriamento Longe do Equilíbrio (I)

Na (Figura 9.d.) são apresentados diagramas de fase hipotéticos, um contendo uma transformação eutética e outro que apresenta uma reação peritética. Considere ligas de composição global , como assinalado na (Figura 9.d.). Estas ligas não sofrerão transformações invariantes quando solidificadas com taxas de resfriamento muito lentas (condições de equilíbrio) e serão constituídas por apenas um microconstituinte, a fase , logo abaixo da temperatura de transformação invariante.
Se, por outro lado, essas ligas forem resfriadas com uma velocidade alta, suficiente para que se produza uma microestrutura zonada, uma transformação invariante poderá ocorrer na última porção de líquido a se solidificar.
Como discutido no Tópico 8.2 (zoneamento durante a solidificação), o último líquido a se solidificar terá composição para um sistema eutético, ou para um sistema peritético. Isto ocorrerá somente se:i- não houver tempo para que ocorra difusão no sólido; ii- a difusão na fase líquida for total e iii- se existirem condições de equilíbrio na interface. Este líquido sofrerá uma transformação eutética se o diagrama for eutético, ou combinará com para formar , se o diagrama for peritético.

Figura 9.d. – Transformações longe do equilíbrio (resfriamento em alta velocidade). Diagramas de fase com transformação do tipo : aeutética e bperitética