9.18. Definições

Aço-carbono. Uma liga de ferro que contém menos de 2% em peso de carbono (C) e nenhum outro elemento de liga intencionalmente adicionado.

Austenita. Uma solução sólida de carbono (e eventualmente outros elementos) em ferro, de estrutura cúbica de face centrada ().

Austenitização: Aquecimento de um aço a uma temperatura em que a austenita é a fase estável.

Bainita:Uma fina dispersão de carboneto de ferro em uma matriz ferrítica deformada.

Cementita. O carboneto .

Curvas T-T-T: Curvas tempo-temperatura-transformação, nas quais a temperatura é locada como função do tempo necessário para se completar uma transformação de fase; as curvas são determinadas experimentalmente sob condições isotérmicas.

Dureza: Resistência a deformação, usualmente medida por penetração.

Endurecimento por precipitação: o endurecimento de uma liga pela precipitação de uma fase de transição finamente dispersa, a partir de uma solução sólida supersaturada.

Envolvimento: Um tipo de microestrutura fora de equilíbrio, em que a fase formada por decomposição peritética envolve uma das fases formadas em temperaturas elevadas, inibindo a continuação de transformação.

Esferoidita: Diminutas partículas de cementita (normal Fe_{3}C) numa matriz de ferrita.

Ferrita. Uma solução sólida de carbono (e eventualmente outros elementos) em ferro de estrutura cúbica de corpo centrado ().

Ferros fundidos. Ligas ferro-carbono que contêm mais 2% em peso do carbono (C).

Normalização: Resfriamento, a uma velocidade moderada, de um aço a partir da região da austenita.

Martensita. Uma solução sólida supersaturada de carbono em ferro, com célula unitária tetragonal de corpo centrado (TCC); a dureza da fase é uma função direta do teor de carbono.

Perlita. A mistura das duas fases, ferrita e cementita, que resulta da decomposição eutetóide da austenita.

Revenimento: Aquecimento de um aço de estrutura martensítica para precipitar uma parte do carbono sob a forma de um carboneto, aumentando a tenacidade e diminuindo a dureza do material.

Solubilizado: Aquecido a uma temperatura suficientemente alta para dissolver partículas de uma segunda fase, obtendo-se urm sólido monofásico.

Solução sólida supersaturada. Uma solução sólida que contém uma quantidade de soluto maior que a de equilíbrio.

Temperabilidade: A facilidade de se obter martensita em um aço; é também a profundidade que a estrutura martensítica atinge ao se temperar o aço.

Temperado: Resfriado muito rapidamente.

Zoneamento. Um tipo de estrutura fora de equilíbrio que se caracteriza pela existência de gradientes de concentração como resultado do resfriamento excessivamente rápido através de um domínio de duas fases.