9.17. Ferro Fundido Maleável

Ao aquecimento do ferro fundido branco até temperaturas no intervalo de (800-900)°C , por um tempo prolongado e em uma atmosfera neutra, correspondendo à zona II do diagrama ferro-carbono completo da Figuras 9.n e 9.o, Veja Capítulo 9, a matriz de cementita se decomporá lentamente e formará manchas irregulares de grafita em uma matriz austenítica.
Quando a decomposição é completa e, após o resfriamento da liga até a temperatura ambiente, a estrutura será constituída de aglomerados (rosetas ou manchas) de grafita em uma matriz de ferrita (), quando o resfriamento através da temperatura eutetóide for lento; ou microestrutura de aglomerados em uma matriz de perlita, quando a velocidade de resfriamento for alta.
Essas ligas, denominadas, respectivamente, de ferros fundidos maleáveis ferríticos (resfriamento lento) e de ferros fundidos maleáveis perlíticos (resfriamento rápido), possuem maior ductilidade e tenacidade que os ferros fundidos brancos ou cinzentos. A microestrutura é semelhante à do ferro nodular. A Figura 9.t mostra uma representação de uma microestrutura de um ferro fundido maleável perlítico.

Figura 9.t – Representação de uma microestrutura de um ferro fundido maleável perlítico.