8.13. 0 Diagrama Eutético Binário III

A microestrutura no estado sólido de um material de composição eutética (Figura 8.n) será uma mistura íntima de duas fases. As fases e num material eutético podem se apresentar sob a forma de camadas muito delgadas, (da ordem de , um micrometro) ou de partículas finíssimas. A microestrutura lamelar da liga eutética chumbo (Pb) – estanho (Sn) é mostrada na Figura 8.n.5.
Na Figura 8.n.1 estão representados de maneira esquemática as microestruturas em condições de equilíbrio da liga chumbo-estanho com composição C1.
Um material de composição entre (Veja Figura 8.m, Tópico 8.12), é chamado hipoeutético e, em geral, terá uma microestrutura formada de primário ( formado acima da temperatura ) em matriz de liga eutética. Um material de composição entre é denominado hipereutético e, em geral, terá uma microestrutura formada de partículas de primário com a matriz sendo uma liga eutética.
A figura 8.n.5 mostra também uma animação do processo de crescimento da microestrutura da liga Pb-Sn. O crescimento ocorre pelo movimento dos átomos (na fase líquida com a fronteira da solidificação) de estanho para as lamelas ricas em estanho (solução sólida ) e do chumbo para as lamelas ricas em chumbo (solução sólida ). Embora chumbo e estanho possuam diferenças de eltronegatividade não muito altas, mesma valência e raios atômicos com diferença menor do 15% entre si, eles possuem estruturas cristalinas diferentes. O resultado é que a composição eutética da fase é 18,3% Sn-81,7% Pb e da fase é 97,8% Sn-2,2% Pb. Pelo menor tamanho, o Sn consegue acomodar-se mais facilmente na rede do Pb do que o contrário.

Figura 8.n. Representações esquemáticas das microestruturas em condições de equilíbrio para uma liga chumbo-estanho com composições , , e , à medida que ela é resfriada desde a região de fase líquida. O ponto 5 mostra uma micrografia da microestrutura de composição eutética e uma animação do processo de crescimento da microestrutura.