2.7. Definições

Ângulo da ligação: O ângulo entre as duas mais próximas ligações direcionais de um átomo.
Ânion: Um íon carregado negativamente; o resultado de um átomo torna-se eletronegativo ao adquirir um ou mais elétrons em excesso.
Cátion: Um íon carregado positivamente; o resultado de um átomo torna-se eletro positivo por ter perdido um ou mais de seus elétrons de valência.
Compacto: Diz-se do arranjo de empilhamento estendido nas três dimensões, no qual átomos de mesmo tamanho são empilhados o mais próximo possível um do outro.
Coordenação: O empilhamento de átomos em torno de outro átomo.
Cubo de corpo centrado (CCC): Um modo de empilhamento atômico no qual um átomo está em contato com oito átomos idênticos a ele, colocados nos vértices de um cubo imaginário.
Cubo de face centrada (CFC): Modo de empilhamento atômico no qual doze átomos tocam um átomo central da mesma espécie; o poliedro de coordenação resultante tem simetria cúbica.
Fullerenos: Modo de organização dos átomos de carbono formando uma bola com 60 átomos de carbono distribuídos nos vértices dos hexágonos e pentágonos que formam a bola.
Hexagonal compacto (HC): Modo de empilhamento atômico no qual doze átomos tocam um átomo central da mesma espécie; o poliedro de coordenação resultante tem a simetria de um prisma hexagonal.
Ligações direcionais: Ligações nas quais a força de ligação é maior segundo direções particulares; por exemplo, todas as ligações covalentes (exceto as que envolvem orbitais s) e todas as ligações de dipolo permanente.
Ligações não-direcionais: Ligações para as quais não há direções preferenciais, por exemplo: ligações metálicas, ligações iônicas, ligações covalentes que envolvam somente orbitais e ligações de van der Waals.
Ligação dupla: Ligação covalente entre dois átomos, na qual cada um dos átomos ocupa dois orbitais semipreenchidos.
Ligação tripla: Ligação covalente entre dois átomos, na qual cada um dos átomos usa três orbitais semipreenchidos.
Número de coordenação: O número de átomos (ou íons) que envolve e toca um átomo central (ou íon de carga de sinal oposto).
Molécula: Grupo de átomos ligados entre si, por ligações primárias e a todos os outros átomos somente por ligações secundárias.
Poliedro de coordenação: Poliedro que resulta de se conectarem os centros de todos os átomos que tocam um átomo central; cada vértice representa um daqueles átomos. O poliedro é usualmente chamado poliedro aniônico e representa aníons em torno de um cátion.
Poliedro de ligação: Poliedro que representa a simetria de ligação de um átomo direcionalmente ligado; os vértices do poliedro indicam as direções das ligações.
Razão crítica dos raios: A razão do raio catiônico para o raio aniônico na direção em que todos os ânions circundantes se tocam entre si e tocam também o cátion central.