19.11. Definições

Ânodo: o metal que, numa célula, se dissolve como íons e fornece elétrons para o circuito externo.
Ativada: a condição da superfície de um metal na ausência de quaisquer películas protetoras ou apassivantes.
Cátodo: o metal que, numa célula, recebe elétrons do circuito externo e sobre cuja superfície são neutralizados os átomos de hidrogênio da solução.
Célula de concentração iônica: a célula galvânica que se forma quando duas peças do mesmo metal são conectadas eletricamente, estando elas em soluções de diferentes concentrações iônicas.
Célula de concentração de oxigênio: a célula galvânica que se forma quando duas peças do mesmo metal são conectadas eletricamente, estando elas em soluções de diferentes concentrações de oxigênio.
Célula galvânica: dois metais dessemelhantes em contato elétrico, na presença de um eletrólito aquoso.
Corrosão aquosa: a solução de um metal num eletrólito, na presença de oxigênio e de um metal dessemelhante.
Corrosão intergranular: ataque preferencial nas regiões de contorno de grão.
Corrosão localizada: ataque local rápido resultante de formação de pequenas regiões anódicas numa fenda de uma película passiva ou de um depósito de corrosão.
Corrosão sob tensão: ataque preferencial de áreas sob tensão num ambiente corrosivo, onde este fator sozinho não poderia ter causado corrosão.
Eletrólito: solução contendo os íons e meio físico onde são instalados o cátodo e o ânodo.
Inibidores: compostos adicionados a um eletrólito que recobrem o ânodo ou o cátodo e detêm a corrosão.
Metais dessemelhantes: dois metais ou regiões de metais que são quimicamente diferentes por causa de diferentes composições, estado de tensão, condição de superfície ou pelo meio ambiente.
Passivação: formação de uma película (de átomos ou moléculas) sobre a superfície do ânodo, de modo que o ânodo fique fisicamente separado do eletrólito e assim diminua ou paralise a corrosão.
Polarização catódica: a acumulação de produtos de reação sobre a superfície do cátodo, de modo que este fique fisicamente separado do eletrólito e assim diminua ou paralise a corrosão.
Proteção galvânica: a proteção de um metal, conectando-o a um ânodo de sacrifício ou pela aplicação de uma voltagem contínua que torne o metal catódico.
Série galvânica: listagem de elementos metálicos e ligas, de acordo com o seu potencial eletroquímico em água do mar.
Série de forças eletromotrizes. listagem de elementos de acordo com a voltagem ou potencial eletroquímico que eles apresentam numa solução 1 N de íons. 1 N: 1 Normal.