16.23. Definições

Austenita (ou ferro ). A forma cúbica de face centrada (CCC) do ferro, estável em temperaturas intermediárias.

Bainita. Estrutura formada pelo resfriamento relativamente rápido da austenita e que consiste em agulhas de cementita e ferrita altamente deformadas.

Cementita. Carbeto ou carboneto ortorrômbico de ferro, .

Endurecimento por envelhecimento. A resistência mecânica da liga se desenvolve ao longo do tempo ou à medida que a liga envelhece. O outro termo utilizado para designar este fenômeno é endurecimento por precipitação .

Endurecimento por precipitação. Endurecimento devido à precipitação de uma segunda fase.

Estrutura colunar. Grãos alongados presentes na microestrutura de um lingote. O crescimento destes grãos acompanha o fluxo de calor lento e uniaxial ocorrido durante a solidificação.

Ferrita (ou ferro ). A forma cúbica de corpo centrado (CFC) do ferro, estável em temperaturas baixas.

Linha central de contração. A cavidade que se desenvolve na região central de uma peça durante a solidificação de um metal puro, devido à contração do metal na solidificação.

Martensita. Estrutura formada pela transformação sem difusão da austenita, quando o resfriamento é suficientemente rápido para evitar ampla formação de perlita e bainita.

Metaestável. Estado termodinâmico longe do equilíbrio e instável, que pode durar alguns segundos, como pode perdurar por milhares de anos.

Perlita. Estrutura eutetóide lamelar (em camadas) de ferrita e cementita, formada a partir do resfriamento da austenita.

Recristalização. Nucleação e crescimento de fases não deformadas em materiais deformados plasticamente.

Recuperação. O alívio de tensões internas, por meio do movimento termicamente ativado de deslocações.

Revenido (ou revenimento). Decomposição controlada de martensita, por aquecimento.

Temperabilidade. A facilidade de formação de martensita, num dado material.

Temperatura de recristalização. Temperatura, obtida experimentalmente, na qual o material se recristaliza completamente em uma hora.

Zoneamento. Segregação de componentes devido à solidificação fora do equilíbrio.