10.11. A Terceira Lei da Termodinâmica

A chamada terceira lei da termodinâmica foi desenvolvida por Nernst (1) entre 1906-12, e seu enunciado diz que, quando um sistema se aproxima da temperatura do zero absoluto, cessam todos os processos, e a entropia assume um valor mínimo. Ou, em outras palavras, a entropia de uma substância pura se aproxima de zero quando a temperatura se aproxima do zero absoluto e é zero na temperatura de zero absoluto (2). A lei, portanto, fornece um ponto de referência para a determinação do valor da entropia. A equação proposta por Nernst é

(10.19)

Nernst concluiu também que é impossível atingir o zero absoluto através de um número finito de passos. Isto significa que não existe a temperatura de zero absoluto no universo em que vivemos. Grande avanço tecnológico tem sido feito nas últimas décadas para se obterem temperaturas muito próximas do zero absoluto. Em 2003, uma equipe de cientistas norte-americanos resfriou um gás contendo átomos de sódio (Na) até à temperatura de .

Figura 10.l- Uma montagem experimental utilizada para resfriamento até muito próximo da temperatura de zero absoluto (0 K).