8.16. Reações Invariantes

Os diagramas de equilíbrio dos sistemas binários reais usualmente não são diagramas de solução sólida, eutéticos ou peritéticos simples. Ao contrário, são diagramas compostos, contendo uma série de regiões de duas fases e uma série de reações invariantes. As reações invariantes mais comuns receberam nomes específicos e são de dois tipos gerais:

1 – No resfriamento, uma fase se separa em duas outras fases.
2 – No resfriamento, duas fases reagem para produzir uma terceira fase, distinta das duas iniciais.

É costume representar estas reações sob a forma de equações, em que L representa uma fase líquida, e uma letra grega representa uma fase sólida (inclusive compostos). As reações invariantes que pertencem ao tipo geral 1 são:
a. Monotética: (8.17)
b. Monotetóide: (8.18)
c. Eutética: (8.19)
d. Eutetóide: (8.20)

As reações que pertencem ao tipo geral 2 são:
a. Sintética: (8.21)
b. Peritética: (8.22)
c.Peritetóide: (8.23)

A Figura 8.q mostra um exemplo de reação monotética, no sistema lítio (Li) – sódio (Na), e de uma reação sintética, no sistema sódio (Na) – zinco (Zn). Atenção: nos dois diagramas da Figura 8.q, os domínios das fases e são, na realidade, extremamente estreitos. São apresentados em dimensões maiores apenas para mais clareza.

Figura 8.q – Diagramas de equilíbrio esquemáticos que apresentam imiscibilidade no estado líquido para certas faixas de temperatura. Monotético[1], Sintético[2].Os domínios das fases e , em ambos os diagramas, são extremamente estreitos. Estas fases são apresentadas nos diagramas em dimensões maiores apenas para mais clareza.