6.10 – Definições

Atático: Que tem grupos laterais distribuídos aleatoriamente, ao longo de uma cadeia de polímero vinílico.
Copolímero: Combinação de dois polímeros na mesma cadeia; a configuração resultante dos dois pode ser aleatória, alternada, em bloco ou de enxerto.
Elastômero: Polímero não-cristalino que pode ser esticado mais do dobro do seu tamanho original e que se contrai rapidamente quando se retira a carga.
Estrutura em rede: Arranjo atômico ou molecular no qual ligações primárias formam uma rede tridimensional.
Gel: Uma armação de partículas sólidas coloidais unidas entre si, contendo líquido nos seus poros; dependendo do tipo de ligação entre as partículas, o gel pode ser rígido ou elástico.
Formador de rede: Cátion que forma a rede tridimensional em vidros inorgânicos. O silício é o principal cátion formador de vidros.
Impedimento estérico: Interferência de dois ou mais grupos atômicos que não podem ocupar o mesmo espaço.
Intermediário: Cátion que pode atuar seja como formador de rede ou modificador de rede na estrutura de vidros inorgânicos.
Isômeros: Compostos de mesma composição, mas com diferentes configurações atômicas ou moleculares.
Isotático: Que tem os grupos laterais do mesmo lado de uma cadeia de polímero vinílico.
Modificador de rede: Cátion que, adicionado a um vidro inorgânico, altera a estrutura da rede. O sódio (Na) é um exemplo de cátion modificador da rede da sílica.
Molécula linear: Cadeia molecular longa, que não possui ramificações laterais.
Plastificante: Solvente de baixo peso molecular adicionado a um polímero para separar suas cadeias moleculares e evitar a cristalização.
Polímero (Poli=muitos, mero=monômero): Sólido composto de cadeias moleculares longas; popularmente chamados de plástico ou resina.
Polímero ramificado: Um polímero que tem cadeias secundárias ramificadas a partir das cadeias moleculares principais.
Polímero vinílico: Polímero no qual a unidade repetitiva de cada molécula pode ser escrita como:





Onde X é o grupo lateral vinílico.
Reticulação: União de cadeias poliméricas em diversos pontos, por meio de ligações primárias.
Sindiotático: Que tem grupos laterais distribuídos de modo alternado regular, ao longo de uma cadeia de polímero vinílico.
Temperatura de transição vítrea (Tg): Faixa de temperatura onde um líquido superesfriado e de alta viscosidade transiciona para o estado sólido não-cristalino.
Vidro: Qualquer sólido não-cristalino; popularmente, aplica-se mais a óxidos inorgânicos não-cristalinos do que a polímeros não-cristalinos.