5.10. Contorno de Pequeno Ângulo

Outra imperfeição superficial é um contorno de pequeno ângulo, que é realmente um caso-limite de contorno de grão, em que o ângulo das orientações cristalinas é da ordem de poucos graus. Em geral, os contornos de pequeno ângulo podem ser descritos por arranjos convenientes de deslocações. Um contorno inclinado (“tilt” em inglês) de pequeno ângulo é composto de deslocações em aresta, umas sobre as outras no contorno (ver Figura 5.n). O ângulo de inclinação será:

(Eq. 5.1)

onde b é o módulo do vetor de Burgers e h é a distância vertical média entre deslocações.
Um contorno torcido (“twist”, em inglês) de pequeno ângulo (Figura 5.o) pode ser descrito por, no mínimo, dois conjuntos de deslocações paralelas em hélice, situados no contorno. Neste caso, o ângulo de torção é:

(Eq. 5.2)

onde b e h são, respectivamente, o valor do vetor de Burgers e a distância média de separação entre cada conjunto de deslocações em hélice.

Figura 5.n – Um contorno inclinado simples, numa rede cúbica simples, formado por deslocações em aresta, distantes entre si de h.

Figura 5.o – (1) Vista normal ao plano de escorregamento de uma deslocação em hélice numa rede cúbica simples. (2) Interseção de duas deslocações em hélice numa rede cúbica simples. (4) Um contorno torcido simples, composto de um conjunto de deslocações em hélice. (5) Um contorno torcido simples, composto de dois conjuntos de deslocações em hélice que se interceptam, numa rede cúbica simples.