16.8. Recristalização Primária (I)

Denomina-se recristalização primária ao processo de crescimento de novos grãos livres de deformação, a partir de grãos metálicos plasticamente deformados como resultado do trabalho a frio. Os grãos são equiaxiais, ou seja, possuem dimensões aproximadamente iguais em todas as direções. Os novos grãos surgem na forma de núcleos muito pequenos, que crescem até substituir completamente o seu material de origem. A recristalização pode então ser usada para se produzir uma estrutura de grãos metálicos refinada e é precedida pelo processo de recuperação (veja Tópico anterior). A recristalização é um processo cuja extensão depende tanto do tempo quanto da temperatura de recozimento. Este fenômeno é representado pelas curvas sigmóides (1) da Figura 16.f.2. que apresenta, genericamente, a porcentagem de recristalização de um metal puro (99,999%p), trabalhado a frio, isto é, deformado quase 100% da sua área inicial (veja Tópico anterior). Dependendo das condições experimentais, é possível que a recristalização de um metal ocorra em poucos segundos ou então nunca se complete totalmente.
O decréscimo na energia livre por unidade de volume (Veja Capítulo 15, Transformações de Fases) é tomado como sendo a diferença entre as energias livres da peça deformada e recuperada e da peça recristalizada. O valor de dependerá da severidade da deformação. Se for uma pequena deformação, a recristalização talvez não ocorrerá. Por outro lado, uma deformação especialmente severa aumenta muito a velocidade de nucleação e teremos, neste caso, um grão mais fino no material completamente recristalizado.
Para um determinado material metálico, temperaturas baixas de recristalização conduzem a microestruturas de pequeno tamanho de grão, enquanto o aumento da temperatura fortalece o crescimento do grão.

Figura 16.f.2 – Curva genérica de transformação isotérmica para um metal puro laminado a frio. O tipo de metal ou liga, a quantidade de trabalho a frio e a temperatura de recristalização são as principais variáveis do processo que é representado por curvas do tipo sigmoidal.