11.10. A Energia Livre de GibbsG) II

Para descobrir as composições estáveis em baixas temperaturas com desvio positivo, deveremos procurar, no diagrama, as composições que resultam na mínima energia livre total possível, como é mostrado na Figura 11.j. Nesta figura, a solução instável de composição se separa em uma mistura de duas soluções de composições e , respectivamente. O valor da energia livre da mistura () está sobre a linha tracejada, para todas as composições entre e . Como a energia livre da mistura é menor que a de uma solução única, em toda esta faixa de composições, concluímos que, para todas as composições entre e , uma mistura de duas soluções físicamente separadas com as composições e é o estado mais estável. Notemos que isto é verdade mesmo quando a energia livre de formação da mistura () for negativa (abaixo do eixo da abcissa no gráfico da Figura 11.j).

Figura 11.j – Diagrama de energia livre G de uma liga binária, indicando a ocorrência de separação da solução instável de composição em duas soluções: uma com composição e outra com composição .

Figura 11.l – Sistema binário hipotético apresentando duas fases (solução sólida de A e B) e (solução sólida), uma fase intermediária e uma fase líquida L.