10.10. Medindo a Temperatura

Dizer que “temperatura é aquilo que se mede com um termômetro” é uma definição insatisfatória, pois nenhum termômetro comum medirá a temperatura absoluta. A aplicação da segunda lei da termodinâmica pode, porém, fornecer uma escala de temperatura consistente.
Considere uma transformação cíclica, reversível, tal como um aparelho que utiliza o Ciclo de Carnot, já descrita no Tópico 10.5. Este aparelho tem a propriedade de absorver calor isotermicamente à temperatura superior e de rejeitá-lo isotermicamente à temperatura inferior . 0 Teorema de Clausius (Eq. 10. 8) aplicado a tal ciclo, fornece:

(10.17)

Onde é o calor absorvido à temperatura , e é o calor cedido à temperatura ; observar que é maior que . A escala de temperatura ficará agora determinada pela relação entre o calor absorvido e o calor cedido:

(10.18)

Esta relação é independente da maneira como se constrói o aparelho. Poderemos agora atribuir um número a uma temperatura de um fenômeno muito comum (tal como o ponto de solidificação da água pura à pressão de uma atmosfera) e todas as outras temperaturas são obtidas a partir da Equação (10.18).

Figura 10.j – Rudolf Julius Emanuel Clausius (1822-1888)