O Projeto


Este livro é parte do projeto “Ciência dos Materiais no Ensino Médio e na Escola Profissionalizante”, financiado pela FINEP no Edital “Ciência para Todos” (2004). O projeto teve duração de agosto/ 2005 a dezembro/ 2007 e foi desenvolvido pelo LMDM (Laboratório de Material Didático Multimídia). O livro é direcionado para professores do Ensino Médio, da Escola Profissionalizante e estudantes universitários.

Mesmo com a enorme simplificação tecnológica propiciada pela mídia eletrônica, a edição de material didático para internet demanda equipes multidisciplinares composta de redatores, webdesigners e programadores. É necessário que esta tarefa seja empreendida por laboratórios especializados.

À medida que avançávamos na produção deste livro eletrônico, confirmávamos a nossa hipótese inicial: o livro impresso é extremamente limitado para a visualização de estruturas atômicas. O projeto possibilitou o desenvolvimento de animações em 3D nas quais o usuário pode manipular o modelo na tela, aumentar ou diminuir o tamanho dos átomos e visualizar processos. Buscamos enfatizar como a visualização das teorias científicas facilita enormemente o aprendizado e a compreensão.

A experiência de produção do livro Curso de Ciência dos Materiais, com versão eletrônica no site www.cienciadosmateriais.org, suscitou-nos a reflexão sobre a vantagem da popularização de duas teorias científicas fundamentais, o Atomismo e a Termodinâmica , utilizando a Ciência dos Materiais como disciplina. Estas teorias científicas abordadas no livro fascinaram gerações e são partes integrantes do pensamento humanista. Para sublinhar este fato, traduzimos um capítulo do livro “A natureza e os gregos”, escrito por um dos principais cientistas do século XX, o físico austríaco Erwin Schrödinger [1].

Para a produção do livro criou-se uma área de administração no site por onde redatores e ilustradores introduzem o conteúdo didático. Para aperfeiçoar o conteúdo do site, é possível que professores de diferentes lugares sejam produtores associados do material didático, pois é permitida a redação e edição online dos textos. Cada página do site é uma unidade independente, porque cada conceito é um tópico único e ilustrado.

A interface do site fornece dois campos principais destinados às imagens e aos textos, o que maximiza o aproveitamento da tela. Isto valoriza a leitura e facilita a visualização das teorias apresentadas. Desta forma, imagem e texto são unidos sem nenhuma interferência negativa na leitura de um ou outro.

Todos os conceitos apresentados estão contextualizados em notas de pé-de-página. Os textos dos tópicos estão repletos de referências internas, o que permite ao leitor encontrar mais informações correlatas em outros capítulos do livro.

Ao final de cada tópico são apresentadas legendas, notas e uma lista das figuras daquele tópico. A inserção de equações, expressões matemáticas, reações químicas, etc, são feitas dentro do texto do tópico. Como se trata de um texto voltado para professores do ensino médio e estudantes universitários, o grau de dificuldade das equações se aproxima daquele que se exige de estudantes que completaram o primeiro ano de um curso universitário da área de Ciências Exatas.

[1] E. Schrödinger. Nature and the greeks and science and humanism, Inglaterra: Cambridge Univ. Press; 1996.